Nossa
História

Eram raras as conversas sobre a quantidade de lúpulo em uma ipa ou sobre notas de café e chocolate de uma imperial Stout.

1999

A planta onde hoje está instalada a Cervejaria Allegra foi inaugurada por dois engenheiros e mestre-cervejeiros (ex-Brahma), inicialmente batizada de BrewTech.

2002

A bola da vez era a leveza da Pilsen e assim continuou até Fevereio de 2002 quando os sócios da marca Devassa entraram em contato com a Brewtech com a ideia de um bar com receitas de cervejas exclusivas.

Logo a cervejaria começaria a produzir a Devassa, um dos primeiros rótulos a provocar uma nova relação entre o Carioca e a Cerveja Artesanal.

Esta foi, seguramente, a primeira produção cigana em solo carioca e desencadeou uma história longa, de grandes parcerias, entre elas: 3Cariocas, Jeffrey, Hocus Pocus, Three Monkeys, PRAYA etc.

2008

No início de 2008 através da associação de um grupo de amigos, apreciadores de um bom chopp, nasceu a Allegra Indústria e Comércio de Bebidas Ltda.

Nosso objetivo inicial era o de colocar no mercado uma nova marca, que traria um produto gourmet voltado para bares e restaurantes especializados na venda de cervejas artesanais.

Com a dificuldade do mercado local da época, dominado pelas grandes cervejarias, que impunham ao mercado toda a sua força financeira, marketing, equipamentos, logística, contratos de exclusividade etc. – 2 estratégias básicas foram adotadas:

Nasce a allegra indúsria e comércio de bebidas ltda.

  • A produção de um chopp artesanal de qualidade e ofertado aos bares como White Label, permitindo que cada cliente investisse no nome e no marketing do seu próprio negócio.

  • A abertura da fábrica para a produção de Cervejarias Ciganas.

2015

“Conheça a Allegra, o berçário das cervejas cariocas.”
“Rótulos artesanais que vêm conquistando os cariocas ganham produção profissional na única cervejaria instalada na cidade.”

Foi assim que a Vejinha, por Rafael Cavalieri em Fevereiro de 2015, classificou a Allegra quando publicou matéria evidenciando o boom das Cervejas Artesanais no Rio. A partir deste momento, a Allegra teve uma participação fundamental no desenvolvimento do segmento artesanal. Grandes nomes do mercado Carioca, fizeram suas primeiras brassagens na fábrica em Jacarepaguá, bem pertinho do RioCentro... Importantes parceiros viriam como a Donna, a IRADA, Cervejaria Búzios, Gaspar Beer, MOHAVE e a Hopium da Confraria do Marquês.

Alguns destes, com duas ou três receitas diferentes, premiadas, alguns mais badalados, outros focados em barris e àqueles que optaram pelo desenvolvimento de suas marcas nos rótulos das garrafas de cerveja Allegra. E assim fomos trabalhando e aprendendo, lutando e nos desenvolvendo, investindo em equipamentos e principalmente em capital humano.

Enquanto tudo isso acontecia, esforços eram dedicados à formação de parcerias junto aos bares da cidade. Inicialmente com o Chopp Pilsen (American Light Lager) e depois com o Weiss (Chopp de trigo). Oferecemos um produto artesanal, puro malte, preços justos e condizentes com o mercado e logística apropriada.

Logo vieram as “especiais”: IPA, APA, DRY STOUT, BITTER, chopps de extrema qualidade, produzidos com muita dedicação pelos nossos cervejeiros. Bons frutos nasceram. Boteco Colarinho, The Boua, PUB Escondido, Espaço Caverna, Lord Jim, On Tap entre tantos outros são parceiros onde os chopps Allegra podem ser facilmente degustados.

Destaque na mídia e receitas premiadas